A Escola Profissional de Rio Maior (EPRM) realizou em 5, 6 e 7 de Maio as suas XXII Jornadas Profissionais.
A Sessão de Abertura decorreu no dia 5 de Maio, no Cineteatro Municipal, numa cerimónia presidida pelo Sr. Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Dr. Emídio Guerreiro.
Da mesa de honra fizeram ainda parte o Dr. José Alberto Duarte, Diretor da DGEstE (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares), Luciano Vitorino, Diretor Pedagógico da EPRM, Isaura Morais, Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Lopes Candoso, Vereador da autarquia riomaiorense e presidente do Conselho de Gerência da EPRM, Bentes da Silva, diretor financeiro da EPRM, Sérgio Gonçalves, presidente da Associação Empresarial do Concelho de Rio Maior, Adelino Bernardes, presidente da Associação de Produtores Agrícolas da Região de Rio Maior, e Soraia Gaspar, representante dos alunos da escola.
Nos seus discursos todos os oradores convidados para a mesa de honra foram unânimes em destacar o sucesso da Escola Profissional de Rio Maior ao longo dos últimos anos e a cada vez maior importância do Ensino Profissional na formação dos jovens no nosso país, facto destacado pelo Secretário de Estado, Emídio Guerreiro, também ele um ex-diretor de uma escola Profissional.
Na cerimónia, que contou com a presença de diversas entidades e empresas parceiras, além de alunos, professores e funcionários da EPRM, houve também lugar para a entrega dos Prémios de Mérito 2015 aos melhores alunos dos cursos finalistas: Auxiliar de Saúde, Instalações Elétricas e Energias Renováveis. O primeiro classificado de cada curso recebeu 200 euros, o segundo 100 euros e os terceiros 50 euros.
De seguida a comitiva dirigiu-se às instalações da EPRM, onde tiveram oportunidade de participar no tradicional lançamento de balões e ouvir um grupo de alunos interpretar orquestralmente o hino nacional.
Seguiu-se uma visita dos convidados às instalações da escola para conhecerem o trabalho que foi desenvolvido por alunos e professores ao longo do ano letivo.
Na parte da tarde do dia 5 de maio realizaram-se ainda workshops desportivos de Hip-Hop e Zumba e a pintura criativa do mural por parte dos alunos finalistas. Enquanto se realizavam as atividades fomos visitados por alunos das escolas EB Marinhas do Sal e EB Fernando Casimiro.
No dia 6 de maio, da parte da manhã, houve workshop de música criativa e Combat onde todos os alunos da EPRM e das escolas visitantes, EB Fernando Casimiro, EM Marinhas do Sal e Centro Escolar n.º 2, puderam participar. Da parte da tarde houve Encontro com Profissionais dos vários setores de atividade, tendo contado com representantes de empresas tais como Vulcano, Televés, CEIIA, AIP e VENDAP, relacionados com os cursos em funcionamento na EPRM.
A 7 de maio, ultimo dia das Jornadas, realizou-se o colóquio “Novos Desafios: Motivar e Acreditar” em que orador convidado foi o portuense Paulo Ferreira, Sales Project Manager da Impact Sales, um comunicador e motivador por excelência e que veio à EPRM “abanar as mentes” dos nossos alunos que esgotaram a sala do Cineteatro Municipal.
Da parte da tarde, a EPRM foi visitada por alunos das Escola Básicas de Alcanede, Manique do Intendente, Pernes e Marinhas do Sal. Foram mais de 200 alunos do 9º ano de escolaridade que visitaram as exposições técnicas dos cursos nesta tarde e conheceram os nossos novos cursos para o próximo ano letivo.
Para finalizar o Conselho de Gerência da EPRM ofereceu a toda a comunidade escolar, pais e encarregados de educação um Lanche Convívio/Churrascada, que sucedeu após o Colóquio “O outro lado da questão- Dilemas e desafios na comunicação entre pais e filhos”.
As Jornadas Profissionais são para a toda a comunidade escolar um momento muito importante e de grande realização profissional e pessoal. É um momento em que toda a comunidade escolar se envolve e desenvolve atividades com um fim comum: dar a conhecer às entidades, às empresas, aos jovens e às respetivas famílias a dinâmica do Projeto Educativo da EPRM e o Ensino Profissional de Excelência aqui ministrado.
Para muitos as Jornadas Profissionais da EPRM só duram três dias mas, para quem as vive, sabe que duram muito mais. Tudo começa quando os alunos são desafiados a imaginar a “sua sala” e que atividades gostariam de desenvolver. A partir daí surge um rol de ideias, sonhos, projetos que todos assumem como seus e se dispõem a realizar. São muitos dias, horas, muita tinta, madeira, cartolinas, cola e papel mas, acima de tudo, muitos sorrisos, boa vontade e colaboração entre alunos, professores e funcionários. Todos se unem com o objetivo de fazer o melhor e mais profissional possível.
Para quem vive as Jornadas sabe que existem momentos em que as dificuldades parecem impossíveis de ultrapassar, que o tempo voa, que os dias se tornam curtos para tanto trabalho, mas também sabe que todo o esforço no final vale a pena. O ver a obra realizada dá um prazer inexplicável.
E quando chega a hora de mostrar o trabalho realizado, todos se vestem a rigor e envergam a “camisola” da EPRM.
Por tudo isto e por tudo o que as palavras não conseguem descrever, agradecemos a todos os que nos visitaram durante estes três dias e que tornaram muito mais dignificante o nosso trabalho.
A todos bem hajam!