XXI JORNADAS PROFISSIONAIS DA EPRM

Decorreram, entre 13 e 15 de Maio, as XXI Jornadas Profissionais da Escola Profissional de Rio Maior (EPRM).

A Sessão de Abertura do evento ocorreu na manhã de dia 13, no Cineteatro Municipal, numa cerimónia presidida pela Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, e pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida.

Na mesa de honra sentaram-se também Luciano Vitorino, Diretor Pedagógico da EPRM, Lopes Candoso, Presidente do Conselho de Gerência da EPRM, Adelino Bernardes, Presidente da Associação de Produtores Agrícolas, Bentes da Silva, Diretor Financeiro da EPRM, Sérgio Gonçalves, Presidente da Associação Empresarial do Concelho de Rio Maior, e Francisco Oliveira, Presidente da Associação de Estudantes da EPRM.

Luciano Vitorino abriu oficialmente as Jornadas Profissionais explicando as razões do sucesso e prestígio consolidados ao longo dos seus quase 22 anos de existência salientando que “desde 1992 ingressaram na escola 1908 alunos, dos quais apenas 1352 puderam ser admitidos; no ano letivo 2013/2014 regista a maior população escolar de sempre; 48% dos alunos são oriundos de fora do concelho; enquanto ao nível da UE o objetivo é reduzir o abandono escolar para 10% até 2020, estando atualmente fixada em cerca de 12% e a nível nacional é ainda superior a 19% e, na EPRM, a taxa de abandono global nos últimos 20 anos cifra-se em 11%, mas em 2012/2013 foi de 8,2% e no presente ano letivo, já a chegar ao final, está abaixo dos 5%; quanto ao sucesso escolar, a taxa global média é de 92,2%.

Seguidamente, Luciano Vitorino dirigiu-se aos alunos dizendo-lhes: “Não serve de nada sermos uma escola fantástica, com condições e meios para facultar uma formação/qualificação de qualidade muito acima da média, com professores e formadores disponíveis para vos ajudar a ter sucesso, se não se empenharem verdadeiramente no vosso percurso formativo”. Por isso, o Diretor, desafiou os alunos a saírem da sua zona de conforto, sabendo que podem contar com a Escola, que de resto é cada vez mais procurada para recrutamento por empresas, sendo que a maioria delas pretende pessoas com qualificações nível IV.

A terminar, o Diretor Pedagógico salientou que “servir a EPRM é muito mais do que servir a escola. É servir estes jovens, Rio Maior e toda esta região”, concluiu.

De seguida, foram entregues, aos alunos que mais se evidenciaram nos cursos de Eletrónica, Automação e Instrumentação, Transportes, Manutenção Industrial e Frio e Climatização, os Prémios de Mérito, sendo que, em cada um dos cursos, os primeiros classificados receberam 200 euros, os segundos 100 euros e os terceiros 50 euros. O Com a atribuição dos prémios de mérito, o Conselho de Gerência e a Direção da EPRM pretendem reconhecer os seus alunos, não só pelos resultados escolares, mas também pela assiduidade, pela postura, pelas atitudes e pela participação em iniciativas e projetos. Em suma, procura-se promover uma diferenciação positiva.

Posteriormente, procedeu-se à apresentação pública do projeto Leonardo da Vinci com a visualização de dois vídeos relativos aos estágios realizados por 21 alunos da EPRM em Barcelona (Espanha) e em Leipzig (Alemanha), tendo os alunos relatado as experiências vividas nestas seis semanas de estágio.

Foi, ainda, feita a apresentação da revista n.º 22 da EPRM.

O Presidente do Conselho de Gerência da EPRM, Lopes Candoso, destacou que “esta é uma escola que se preocupa em dar novas oportunidades aos seus alunos, nomeadamente a nível internacional”.

O Presidente da Associação de Estudantes, Francisco Oliveira, “pediu aos alunos para que se empenhem ao máximo para que obtenham um bom futuro profissional”.

Seguiu-se a intervenção da Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior que começou por se dirigir ao Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional dizendo: “É um prazer tê-lo em Rio Maior. Obrigado por ter aceite o nosso convite”. Prosseguindo, Isaura Morais, frisou que “esta escola sempre soube estar na linha da frente, estabelecendo parcerias com as melhores empresas para obter resultados de excelência. Escolas como esta vão ter um papel fundamental no combate ao desemprego, pois estes jovens saem daqui preparados para entrar no mercado de trabalho e singrar”, destacou a autarca.

Para finalizar, Isaura Morais, pediu ao Secretário de Estado para que “defenda as Escolas Profissionais”.

A encerrar esta sessão usou da palavra o Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, dirigindo-se aos jovens estudantes, afirmou que “há muitos jovens que passam a vida a pensar o que é que este país pode fazer por mim? E há outros jovens que pensam o que é que eu posso fazer por este país? E o apelo que eu faço a cada um de vós é que pensem o que é que eu posso fazer pelo meu país? E se pensarmos no que vai ser Portugal daqui a 20 anos eu não tenho a menor dúvida em responder: Vai ser aquilo que vocês quiserem. Portugal é de 10 milhões de pessoas e são esses 10 milhões que vão construir o país que nós queremos ser”.

O Secretário de Estado manifestou, também, a esperança de que os jovens dos nossos dias consigam fazer mais e melhor pelo seu país do que fizeram os da sua geração, até porque receia que se o não fizerem, “possam vir a viver pior do que os vossos pais”, razão pela qual apelou para que “não se conformem com isso”.

Na sua intervenção, Manuel Castro Almeida, salientou ainda que “as Escolas Profissionais têm futuro se quiserem. Para mim o critério é muito simples: As que tiverem mérito devem continuar e as que não tiverem devem cair. É tão simples como isto, ninguém tem lugar garantido na história. O principal critério numa Escola Profissional é a empregabilidade, se o conseguir concretizar, essa escola tem de se manter e ser apoiada. Por sua vez, se uma escola forma estudantes e no fim do curso vão para o desemprego essa escola não tem futuro, é preciso ter coragem de a deixar cair. Quanto à Escola Profissional de Rio Maior a sua taxa de empregabilidade é muitíssimo boa e por isso eu creio que a vossa escola nada tem a temer quanto ao futuro”, destacou.

O Secretário de Estado apelou ainda aos alunos para que “no decorrer da vossa vida tenham sempre uma palavra em mente que é a excelência. Está nas vossas mãos acomodarem-se a uma vida medíocre ou apostar mais alto e todos os dias ao levantar, dizer: eu vou ser um tipo ou uma tipa excelente no meu trabalho, como amigo, vou ser um excelente parceiro, vou ser um excelente estudante, vou ser um excelente profissional e vou ser um excelente cidadão”, concluiu.

Após a sessão de abertura a comitiva dirigiu-se para as instalações da escola tendo os alunos procedido ao tradicional lançamento dos balões.

Seguiu-se uma visita às exposições temáticas, tendo os alunos dos diversos cursos mostrado os trabalhos desenvolvidos ao longo do corrente ano letivo.

Do restante programa destas XXI Jornadas Profissionais da EPRM fazem parte diversas atividades lúdicas e culturais, desde exposições técnicas, a intercâmbios escolares desportivos e recreativos, passando por colóquios, encontros com empresários e profissionais, até sessões temáticas e atividades livres.

Colóquio “Creative Minds” – David Antunes, André Silva e Ana Leão foram atração para alunos da EPRM:

Englobado nas XXI Jornadas Profissionais da EPRM, que terminam no dia 15, realizou-se no Cineteatro Municipal a sessão “Creative Minds”, com a presença do conhecido músico e entertainer David Antunes e dos animadores da rádio HiperFM, André Silva e Ana Leão.

Programada para esta sessão estava também a presença de Luís Filipe Borges “Boinas”, do programa televisivo “5 Para a Meia Noite”, mas em virtude do mesmo ter ido assistir à final da Liga Europa entre o Benfica e o Sevilha, em Turim, não conseguiu voo a tempo de chegar a Portugal a horas de marcar presença em Rio Maior.

Perante uma sala completamente lotada, os convidados relataram as suas experiências profissionais e interagiram com os jovens estudantes, numa sessão em que a boa disposição foi uma constante.

Scroll to Top
×