Programa: ERASMUS+ KA 1 – Mobilidade Individual para fins de aprendizagem
Parceiro de Acolhimento: Institut Pere Martell
Morada/Localização: Autovia de Salou s/n, 43006 Tarragona, Catalunha-Espanha
Objetivos:
i) Observação e visita à organização de acolhimento com follow-up sobre os cursos de formação e estágios desenvolvidos.
ii) Troca de metodologias e boas práticas.
iii) Partilha de estratégias e métodos de ensino.
iv) Partilha de aprendizagens entre os vários profissionais de educação.
v) Integração e relação com o Mercado de Trabalho (emprego e comunidade).
Descrição Atividades:
Observação e participação de aulas e processos de aprendizagem, presença em reunião geral de professores coordenadores, visita e reunião a empresas e instituições parceiras, reunião e apreciação dos modelos de ensino da escola e da Catalunha com o Coordenador da Mobilidade (Òscar Ferré), com o Coordenador da Formação em Contexto de Trabalho/Sistema DUAL (Javier Escribano) e com o Diretor da Escola (Àngel Rodriguez).
i) Sistema de aprendizagem da Catalunya.
ii) Observação de Classe – Ano Médio de 1º Ano.
iii) Observação de Classe – Médio Grau 2º Ano.
iv) Observação de Classe – 1º Ano de Alto Grau.
v) Observação de Classe – Alto Grau 2º Ano.
vi) Visita a empresas que recebem estudantes para estágio do Instituto Pere Martell (sistemas de telecomunicações e informática).
vii) Discussão da FCT – um processo de integração de estudantes no mercado de trabalho.
viii) Encontro de Professores.
ix) Viagem cultural a Tarragona.
Aprendizagens realizadas e das mais-valias para o desempenho das suas funções em Portugal:
i) Confiança no trabalho dentro do grupo de pares.
ii) Refletir sobre o contexto da diversidade entre os alunos e desenvolver habilidades para integrar essas diferenças no processo de preparação da aula.
iii) Gerar estratégias alternativas para lidar com diferentes níveis de aprendiz.
iv) Conceber ideias estimulantes para a aula.
v) Planejamento e cumprimento de prazos para trabalhos individuais e em grupo.
vi) Habilidades interpessoais em vários níveis no trabalho.
vii) Adquirir uma nova perspetiva de diferentes sistemas educacionais.
viii) A FCT como uma oportunidade para envolver os estudantes com a experiência do mundo real e como um processo de fortalecimento de suas habilidades.
Transferência de resultados:
i) Ensinar / Aprender em um ambiente multicultural.
ii) Novas metodologias pedagógicas.
iii) Aumentar a rede e a cooperação entre as escolas.
iv) Implementação de projetos da vida real na escola.
v) Melhorar o processo de aprendizagem para os alunos, com contato com as empresas, para que estejam melhor preparados para o mundo do trabalho.
vi) Compreender a relação entre evolução técnica e ensino.
vii) Conscientização de que o ensino também é um processo contínuo de aprendizado.
viii) Compreender a escola como ponto de encontro entre o mercado de trabalho e os estudantes.
Apreciação Geral Balanço muito positivo, excelente experiência profissional no que concerne à aprendizagem do modelo organizacional do Sistema DUAL, partilha de anseios e dúvidas sobre o futuro do ensino e aprendizagem de jovens com resultados muito rico na análise e estudo. Boas relações interpessoais e interinstitucionais.