TRÊS ALUNAS DA EPRM NO EUROPEAN PATENT OFFICE

Entre os dias 19 e 23 de novembro de 2014, três alunas da Escola Profissional de Rio Maior, Jéssica Marques, Jessica Santos e Soraia Gaspar, estiveram na cidade de Munique (Baviera – Alemanha). Esta viagem teve origem no prémio que estas alunas conquistaram com o projeto “SmartKit” no Concurso Europeu para Jovens Cientistas, EUCYS 2013, que decorreu na cidade de Praga, na República Checa. Esta viagem juntou os vencedores do prémio “EPO Prize for Originality” da edição do EUCYS 2013 e 2014, contando assim com jovens cientistas de Itália, Lituânia, Dinamarca, Portugal e do Luxemburgo.

Esta viagem dividiu-se em dois momentos: nos dois primeiros dias assistimos e participámos em várias palestras e formações no Edifício do European Patent Office (EPO). Ouvimos falar em diversos temas, como por exemplo “Sistema de Patentes Europeias” apresentado por Catherine Jenewein, advogada e responsável pela secção de direito do EPO. Tivemos, ainda, a oportunidade de assistir a uma fantástica apresentação de Cristian Hackl, da Faculdade de Tecnologia de Munique, sobre tecnologia e inovação. Terminámos este primeiro momento com uma visita e uma apresentação pelas instalações da empresa Elcomax GmbH, uma empresa de sistemas de aquecimento criada por um antigo aluno que obteve um prémio também no concurso EUCYS.

Em relação ao segundo momento foi-nos proporcionada a oportunidade de conhecer a cidade de Munique. Visitámos o Lenbachhaus museum, o Deutsche Museum, o Pinakothek der Moderne, o Museu da BMW, o Olimpiapark e ainda uma visita guiada pela cidade onde podemos destacar o English Garden. Tivemos, também, o privilégio de poder assistir ao musical “We will rock you” no Deutsche Theater. Todos os dias tivemos a oportunidade de degustar os pratos típicos da região, tendo tomado refeições em restaurantes bastante conhecidos como o Augustiner Keller.

Para o nosso grupo, os cinco dias passados em Munique foram bastante enriquecedores, tanto do ponto de vista pessoal, cultural e profissional, uma vez que contactámos com outras culturas, convivendo com pessoas de outras nacionalidades. Queremos agradecer, assim, à Escola Profissional de Rio Maior por apostar nos seus alunos e principalmente nos seus projetos e ao European Patent Office por esta experiência inesquecível

Scroll to Top
×