Projeto Erasmus+ Soft Skills: Tools for the Future – Mobilidade I
08/03/2016 * 9:00: Um autocarro, vinte e um sorrisos expectantes, uma mala cheia de roupa, sonhos e alguma ansiedade; assim começou esta aventura de aprender em contexto transnacional!
Dando seguimento às atividades previstas realizámos no mês de março a primeira mobilidade de alunos do primeiro ano do ciclo de estudos rumo a Málaga.
À chegada, fomos acolhidos na escola com a qual tinha sido celebrada a parceria, o IES Campanillas, onde fomos presenteados com um pequeno-almoço típico espanhol composto por sumo de laranjas malaguenhas e bocadillos. Em seguida foi tempo de nos familiarizarmos com as instalações e com a população escolar, conhecendo os espaços de aula e de recreio.
Ao longo de catorze dias desenvolvemos um conjunto de atividades previamente determinadas que envolveram a imersão na cultura espanhola a nível escolar, empresarial e também cultural.
Foi-nos dada a oportunidade de contactar com a realidade do contexto sala de aula, tendo acompanhado aulas de informática, eletrónica e saúde e tivemos oportunidade de observar as práticas desempenhadas tanto por alunos como por professores. Destas experiências recordamos alguns conhecimentos teóricos e teórico-práticos que tivemos o prazer de adquirir aquando da estadia lá mas recordamos também a forma simpática e acolhedora como nos receberam e trataram apesar das diferentes línguas em que falávamos. Foram sem dúvida momentos em que o nosso espanhol “aportuguesado” se foi, progressivamente, transformando em língua espanhola.
Visitámos também a Universidade de Málaga, tendo sido acolhidos por professores do departamento de engenharias, onde pudemos conhecer os espaços de aula, os laboratórios e imensas tecnologias e instrumentos que se usam nas áreas da eletromecânica, mas onde pudemos também contactar com o ambiente universitário, conhecer o enorme edifício, espreitar o ambiente académico superior e sonhar um pouco mais alto em relação ao nosso futuro.
Fez também parte deste nosso período de mobilidade a visita a duas incubadoras de empresas, uma que funciona no Parque Tecnológico de Andaluzia, à qual recorrem todos aqueles que pretendem iniciar e desenvolver as suas ideias de negócio, e uma outra que funciona única e exclusivamente para alunos da Universidade que queiram desenvolver as suas ideias empreendedoras. Foi importante compreendermos a forma como são valorizadas as ideias de negócio e quais os pressupostos a cumprir para poder alcançar uma oportunidade destas.
A visita a empresas foi também outra vertente da atividade e, no âmbito da visita ao Parque Tecnológico, contactámos com vários empresários e seus espaços de trabalho e pudemos esclarecer dúvidas e curiosidades sobre os procedimentos necessários à implementação de uma empresa mas também relativamente ao percurso escolar e profissional de cada um. Aqui entendemos a importância que é dada à criatividade, ao desejo de aprender, ao espírito curioso e ao conhecimento de línguas e culturas estrangeiras.
Málaga é uma cidade belíssima, com um ambiente fantástico e que nos proporcionou momentos de grande desenvolvimento enquanto grupo e, ao mesmo tempo, reforçou imenso o crescimento individual de cada um de nós. Trata-se de uma cidade com quase 600 000 habitantes, bem diferente daquela que é a nossa zona de conforto, com praias de areias escuras e água quente. É verdade! Em março pudemos até dar um mergulho! Provámos iguarias como as deliciosas Tapas e a Paella num ambiente bem típico espanhol; vimos Málaga de pontos altos, como a Roda Gigante e o Castelo de Alcazaba e pelo lado da costa quando fizemos um pequeno cruzeiro; passeámos na famosa Calle Marquês de Larios e na Plaza de La Constitución; comemos gelados na rua enquanto aproveitámos para conversar com quem ia por nós passando na rua; visitámos a Catedral e vários museus; conhecemos o local onde nasceu Pablo Picasso; assistimos a algumas cerimónias religiosas da semana de Páscoa, que em Málaga é altamente celebrada com enormes procissões e fomos convidados a assistir ao Cambio de Guardia, uma cerimónia reservada a poucos olhares; tanta experiência nova! Crescemos imenso durante estes dias de aventura e descoberta.
Na hora de voltar os nossos sorrisos espelhavam já alguma tristeza por deixar as pessoas e os locais que durante estes dias foram também nossos e tanta vivência diferente nos proporcionaram mas, ao mesmo tempo, sentíamos a ansiedade de regressar às nossas rotinas e contar a todos tudo aquilo que de novo aprendemos e conhecemos, espalhando a mensagem de que o programa Erasmus+ é uma oportunidade de desenvolvimento fantástica que todos quanto possam devem agarrar e aproveitar!
22/03/2016 * 17:00: Certo é que a mala que para lá foi cheia de roupas, ansiedades e sonhos, para cá voltou recheada de competências, aprendizagens, amizades, histórias e maior segurança de que o futuro somos nós e quanto mais investirmos no nosso potencial pessoal, escolar e profissional, mais brilhante e risonho será o amanhã, porque afinal tudo conta!