Projeto SMARTKIT continua a ganhar prémios Europeus e é convidado para concurso Mundial
As alunas Jéssica Marques, Jéssica Santos e Soraia Gaspar que frequentam o 11º ano do Curso Técnico Auxiliar de Saúde, da Escola Profissional de Rio Maior, foram vencedoras do segundo prémio no Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores, organizado pela Fundação da Juventude, tendo recebido um prémio pecuniário de 1.200€, em Junho de 2013. O projeto tem sido coordenado pela professora Maria João Calado da Maia em equipa com os professores Anabela Figueiredo e Cristóvão Oliveira.
Na sequência desse prémio, participaram na 25ª Final Europeia do EUCYS 2013 – European Union Contest for Young Scientists, que se realizou em Setembro de 2013, em Praga, na Republica Checa, onde voltaram a ser distinguidas, desta feita com o prémio de originalidade (Prize for Originality) da European Patent Office (EPO).
Decorrente desse prémio, foram a equipa do projeto foi convidado a participar na INESPO 2014 – International Environment Sustainability Project Olympiad, que decorreu de 1 a 6 de Junho passado, em Amesterdão.
Neste concurso estiveram presentes 146 projetos de 45 países dos 5 continentes, tendo as alunas Jéssica Marques, Jéssica Santos e Soraia Gaspar sido distinguidas com uma Menção Honrosa e o 3.º prémio do concurso, a Medalha de Bronze.
Além desta distinção, o projeto SMARTKIT foi convidado a participar num Encontro Científico, a decorrer no Rio Grande do Sul, no Brasil, em Outubro de 2014. Serão 400 projetos a concurso.
O projeto SMARTKIT, que é um equipamento inovador de prescrição de medicação automática. No fundo, é uma caixa de medicamentos inteligente que auxilia o paciente no processo diário de tomada de medicação, permitindo que este processo se efetue com autonomia e segurança. Possui 6 compartimentos diários programáveis por um período semanal.