
Carolina Ramos
Cátia Marcos
Daniela Mendes
Francisco Laurentino
A nossa viagem decorreu no âmbito do projeto Mob-Y, Programa Comenius, cuja temática é a Mobilidade Sustentável. Tudo começou no início do ano letivo de 2014/2015, quando começámos a trabalhar de forma a consumar a ida à Suécia, com reforço das aulas de inglês, reuniões para nos conhecermos melhor e concebermos um protótipo de um autocarro solar, para apresentarmos aos nossos amigos dos países parceiros da EPRM, a Suécia, a Alemanha e a França.
Com alguma ansiedade, deu-se a chegada do dia 12 de Outubro, a partida para a capital da Dinamarca, Copenhaga. Bem cedo, às 06h30, dissemos “adeus” a Rio Maior e partimos com destino ao Aeroporto de Lisboa. O voo, agendado para as 09h35, realizar-se-ia apenas uma hora depois, o que nos permitiu comprar algumas lembranças para oferecer à cidade que nos acolheu, Trelleborg. Tentámos comprar lembranças que mostrassem o melhor de Portugal e da nossa bela região, Rio Maior, como o Vinho do Porto, a famosa Ginja de Óbidos acompanhada dos inevitáveis copos de chocolate e o distinto sal de Rio Maior.
Munidos destas ofertas, estávamos prontos para o embarque. Muito ansiosos pela partida, entrámos no avião da companhia aérea TAP e fizemos a viagem até Copenhaga (Dinamarca), onde rapidamente tivemos de apanhar o comboio para Malmoe (cidade sueca, na outra margem do Mar Báltico), onde o nosso grande amigo Uno nos esperava para nos levar até à cidade de Trelleborg, localizada no extremo sul da Suécia. Quando chegámos à Pensionat Maglarp, à entrada de Trelleborg, onde os nossos amigos dos outros países já se encontravam à nossa espera para, em conjunto, irmos ao restaurante “Casablanca”, onde nos deliciámos com excelentes pizzas. De seguida fomos para a pensão e aí iniciámos o processo de socialização com os outros alunos estrangeiros.
No dia seguinte, após o pequeno-almoço “em família”, seguimos para a Câmara Municipal de Trelleborg (Town Hall), onde nos foram dadas as boas-vindas pelo Sr. Presidente da Câmara, que nos presenteou com uma caracterização global da cidade de Trelleborg e da província de Skane, na qual está inserida. De seguida, apresentámos aos nossos parceiros o nosso projeto no âmbito da mobilidade sustentável, o autocarro solar. O almoço decorreu na cantina da escola sueca e, finda a refeição, fomos conhecer um pouco de Trelleborg com os nossos próprios olhos.
Terminada a visita, fomos a uma exibição a um centro de biogás onde dois colaboradores nos deram a conhecer como é produzido o biogás e como pode ser reutilizado. Com o cair da noite, fomos jantar a mais um belíssimo restaurante, o “Vattentornet”, em que nos foi servido uma magnífica lasanha.
Ao terceiro dia fomos visitar uma fábrica de biogás, mais especificamente a fábrica de Jordberga. Nessa fábrica, o responsável que nos guiou durante a visita explicou o processo inovador que permite produzir biogás recorrendo a algas extraídas do Mar Báltico, beterraba e a lixo orgânico. Acrescente-se que todos os transportes públicos desta província do sul da Suécia usam o biogás como combustível. Além disso, este é também o combustível utilizado para aquecimento das habitações. A Suécia está a investir em fontes alternativas de energia, de forma a diminuir a dependência dos combustíveis fósseis, bem como em reduzir as importações dos mesmos. Da parte de tarde, voltámos a reunirmo-nos todos na Town Hall para começarmos a preparar o próximo meeting e a apresentar algumas ideias inerentes ao projeto. Ainda da parte da tarde, fomos visitar as instalações da escola profissional de Bastionen. O final de tarde, foi marcado por uma visita a um Castelo Viking na qual tivemos oportunidade de realizar uma ação de team building, composta por diversas atividades, que nos ajudaram a perceber como era o quotidiano dos Vikings.
A manhã de quarta-feira começou, na escola profissional de Bastionen, com um workshop onde, liderados pelo grupo de alunos suecos, realizámos diversas atividades relacionadas com a proposta deles, no âmbito da mobilidade sustentável. Depois, realizámos mais uma ação de team building, neste caso a atividade desportiva mais praticada na Suécia, o famoso floorball, tendo sido organizado um pequeno torneio com equipas mistas. A tarde deste dia foi destinada a conhecer a cidade de Malmoe, uma cidade de meio milhão de habitantes. Começámos por visitar um museu de chocolate, onde a nossa guia nos explicou todos os tipos de chocolate ali fabricados. Após a visita ao museu realizámos uma visita a pé pelo centro de Malmoe. Antes do jantar, houve tempo para fazer um pouco de geocaching. O jantar decorreu no Restaurante Rose Garden, tendo sido uma oportunidade para conviver um pouco mais com os nossos colegas suecos, que eram os únicos que não estavam alojados na mesma unidade hoteleira que nós.
Passada a última noite em terra suecas e com o romper do novo dia, desfrutámos do nosso último pequeno-almoço naquele sítio bonito. Já com as malas dentro do autocarro, tivemos de nos despedir, já com uma lágrima no canto do olho, daqueles que foram os nossos “grandes amigos” durante aqueles dias. Para aquela manhã, antes do voo de regresso, os grupos português e francês tinham planeado uma visita conjunta à cidade de Copenhaga. No entanto, tal não se pôde concretizar pelo facto de uma enorme tempestade se ter abatido sobre aquela região. As últimas atividades que realizámos em terras nórdicas foram geocaching, um almoço no McDonalds e a compra das últimas lembranças.
Para nós, os cinco dias passados em Trelleborg enriqueceram-nos imenso, tanto do ponto de vista pessoal, como profissional, principalmente por termos contactado com outras culturas, por termos tido a oportunidade de conviver com pessoas de outros países, ver outras formas de organização, ter oportunidade de fazer amigos noutros países, etc.
Em relação ao projeto achamos que é muito enriquecedor e uma excelente oportunidade para o desenvolvimento da nossa região. O tema da mobilidade sustentável estará, seguramente, cada vez mais nas agendas dos decisores, atendendo a que está em causa a sustentabilidade do nosso planeta. Esperamos ter dado um pequeno contributo!




