Projeto 23-24
Projeto 23-24
O projeto “bRincar Maior”, em desenvolvimento nas Atividades de Enriquecimento Curricular nos Agrupamentos de Escolas do Município de Rio Maior (1.º Ciclo de Ensino Básico), tem duas bases de atuação. Uma no sentido de responsabilizar as comunidades pela infância através da relação, e a outra consequente desta, que será de respeitar e estimular o pensamento e a ação da criança através do brincar. No que diz respeito à relação, está atribuído apenas 1 dinamizador a cada turma, ao longo dos 5 dias da semana, permitindo criar um vínculo com o mesmo.
Quanto ao brincar, uma vez que “brincar não é um passatempo ou um entretenimento. É um modo de pôr em ação o pensamento” (Neto, 2020, p. 42), que o ato de brincar é a “forma fluente de construção social dos seus mundos de crianças, pela participação em atividades situadas no contexto social (…) implica não o dissociar da vida e da realidade e, portanto, assumi-lo como assunto sério da vida das crianças” (Ferreira, 2004, p. 198 a 201).
Tendo em consideração a situação atual de migração mas também a necessidade de acolher as diferentes identidades na comunidade escolar, o projeto deste ano letivo (2023-24) focou ao longo do ano letivo a exploração das seguintes temáticas:
- Identidade Pessoal
- Identidade da Escola
- Identidade da Comunidade
Nestas explorações o dinamizador de AEC prepara o contexto e desafia as crianças a brincar, orientando-as com questões abertas inspiradas no project Zero. As linguagens utilizadas pelas crianças nas sessões de exploração dos conceitos são múltiplas, desde linguagens corporais, modelagem, representação gráfica, construção, entre outras. No que diz respeito à construção, estas aconteceram maioritariamente com materiais de fim aberto, permitindo a estimulação do pensamento criativo e divergente.
Para além da exploração destes conceitos em contexto de escola, os alunos são também convidados a explorá-los em contexto de comunidade, no espaço exterior à escola em relação com os lugares e as pessoas.