Dado o caráter motivador que constitui a saída do espaço escolar, as Visitas de Estudo são das estratégias que mais estimulam os alunos, sendo as Internacionais ainda mais apreciadas tendo em consideração as componentes lúdicas e culturais que envolvem, bem como, a relação professor-aluno que propicia.
Desta forma, e dando continuidade à sua “política” de aprendizagem, a EPRM abraçou mais um projeto promovido por um dos seus cursos profissionais, o Curso Profissional de Técnico de Energias Renováveis – Sistemas Solares (11ºD) que há um ano se envolveu em diversas atividades de angariação de fundos para conseguir concretizar o seu projeto «Moderní Vytápení» que incluiu a visita a uma feira de Energias Renováveis, em Praga, República Checa, assim como, aos locais de maior interesse da cidade.
Depois de muito trabalho, envolvimento e empenho de alunos, professores e encarregados de educação, eis que chegou o dia tão esperado: 5 de fevereiro de 2016!
A chegada a Praga deu-se por volta das 16h. Para muitos alunos este voo foi o seu “batismo”, situação que gerou um clima de entusiasmo e euforia muito interessante.
A cidade de Praga esperava-nos!
O dia 6 de fevereiro foi inteiramente dedicado à visita a Praga. Os nossos alunos foram os guias e levaram-nos aos diferentes locais de maior interesse através de um percurso que já haviam estipulado aquando da preparação da visita.
Depois de passarmos pela Praça de São Venceslau, pela fronteira entre a Cidade Velha e a Cidade Nova até à Praça da República, onde se encontra a Torre da Pólvora e a Casa Municipal, passando pelo Relógio Astronómico na Praça da Cidade Velha, pelo Bairro Judeu, atravessando a Ponte Carlos até ao Castelo e cerca de 17 quilómetros percorridos, degustámos um belo e merecido jantar em que apreciámos a gastronomia típica local.
O dia 7 de fevereiro e último dia foi dedicado à visita à Feira «Moderní Vytápení», onde os alunos puderam contactar com um conjunto de empresas de renome associadas à sua área de formação, possibilitando-lhes, desta forma, a investigação e consolidação de ideias/soluções para o seu projeto final de curso – a Prova de Aptidão Profissional.
A hora da partida chegou eram 16h e 50m e já se notavam nos rostos dos nossos alunos a “tristeza” por terem de voltar a casa, no entanto, ouviram-se vozes que avaliavam esta experiência com nota 20.
Mais uma vez, salientamos que estas iniciativas são de grande importância para todo o processo de ensino-aprendizagem, pois através delas descobrem-se personalidades, descobrem-se características e competências que não são percetíveis dentro de quatro paredes, mas que são uma grande mais-valia para o percurso escolar, social e pessoal de qualquer aluno.
O esforço assim compensa, e muito!