A Escola Profissional de Rio Maior, procurando ser inovadora, aberta a novos desafios e projetos, em parceria com a H2O – Associação de Jovens de Arrouquelas, uma associação com muito mérito, muita experiência e reconhecimento internacional pelo trabalho desenvolvido com os jovens, assente na educação não formal. Para iniciar esta parceria, Cristiano Aniceto e Sónia Duarte participaram num Traning Course intitulado More Than a Game na cidade de Kobuleti na Geórgia, de 30 de maio a 6 de junho de 2016.
More Than a Game (Mais do que um Jogo) foi um Tranning Course (curso de formação) que juntou 27 youth workers (jovens trabalhadores) de países da União Europeia: Suécia, Portugal, Bélgica e Lituânia, e de países parceiros vizinhos da Europa Oriental e Cáucaso: Geórgia, Bielorrússia, Ucrânia, Moldávia e Arménia. O principal objetivo deste projeto foi aumentar a consciência dos youth workers sobre a importância das atividades ao ar livre, construindo competências nos mesmos, para serem usadas como uma maneira de reduzir o comportamento antissocial e de delinquência juvenil.
Durante o Tranning Course existiram momentos mais teóricos, relacionados com os jovens em risco, onde se consolidam conhecimentos. Divulgaram-se os trabalhos feitos em cada associação presente. Paralelamente, realizaram-se atividades práticas e desportivas, onde se tentou perceber, a fase oculta do desporto como uma forma de reduzir o comportamento antissocial e marginal, construindo competências e ferramentas de trabalho comuns e transversais a todos os países que participaram neste projeto.
“Foi uma experiência fantástica, poder aliar as aprendizagens da educação formal com a educação não formal, e poder trazer na bagagem de novo: ideias, projetos, práticas, contactos e amigos. A EPRM e a H2O terão muito a ganhar em trabalhar em parceria e em fazer projetos conjuntos. Os nossos alunos necessitam de ir adquirindo hábitos de participação que acompanhem o desenvolvimento social, local e europeu!” (Sónia Duarte)
“Foi um projeto muito enriquecedor, conheci: pessoas, maneiras de ser e de estar, hábitos, um país, uma sociedade diferente, que me fez sair da minha zona de conforto, na tentativa de me poder adaptar a outro local. Foi uma semana de aprendizagens, em termos de atividades e em termos linguísticos e de novos amigos. Penso que estes projetos são uma mais-valia para os jovens.” (Cristiano Aniceto)