A Maker Faire é o maior espetáculo de “mostra e conta” do mundo. È um local onde todos podem assistir a uma enorme mostra de invenções e criatividade, e á celebração do movimento dos Makers (fazedores). Os Makers presentes são de todas as idades e origens. Cientistas, entusiastas de tecnologia, artesãos, ou curiosos com uma vertente prática. O objetivo destes encontros é fomentar o crescimento desta comunidade proporcionando a todos um ponto de encontro para troca de experiencias, contactos e informação.
A Maker Faire original foi organizada na Califórnia, e celebrou em 2014 o seu nono evento anual com mais de 1.000 makers e 120.000 visitantes. Este conceito rapidamente se disseminou por vários países. O evento Lisbon Maker Faire 2014 foi o primeiro em Portugal e teve lugar nos passados dias 19,20 e 21 de Setembro no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa. A organização considerou este evento um sucesso, ao todo estiveram presentes cem projetos, em exposição e demonstração e passaram por lá cerca de 10.000 visitantes.
A Escola Profissional de Rio Maior esteve presente nesta mostra com os seus projetos mais emblemáticos e premiados, SmartKit, Intelligent Flow e HotRoad e ainda com o seu Clube de Robótica, envolvendo um total de 21 alunos e 3 professores. O convite para participar surgiu por parte do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva.
A participação nestes eventos permite aos que neles participam, ter acesso aos últimos desenvolvimentos a nível de ciência e tecnologia postos em prática por jovens que poderão ser os cientistas do futuro, agentes importantes de mudança contribuindo dessa forma para a evolução e desenvolvimento do mundo. Permite, ainda a aquisição de competências e experiencias, no âmbito do saber ser e saber estar que os vão ajudar para o resto das suas vidas, tais como, autoconfiança, capacidade de organização, sentido de responsabilidade e capacidade de trabalhar em equipa, entre outros.
Na perspetiva da EPRM, a participação em eventos desta natureza são de capital importância pois são o coroar do esforço permanente em prol da credibilização da Escola Profissional de Rio Maior e a afirmação de que o Ensino Profissional é um alternativa credível ao nível da formação de jovens, desde que levado com rigor, responsabilidade e preocupação centrada na qualidade da formação oferecida aos alunos.
É claro que destas iniciativas nos dão uma grande visibilidade e notoriedade junto da comunidade, junto dos organismos/entidades oficiais e junto das empresas.
Na Escola, os ganhos com projetos deste tipo são incomensuráveis, pela dinâmica que criam e pelo reforço da motivação, da autoconfiança e da autoestima que provocam em toda a comunidade escolar. Constatamos reflexos notáveis ao nível da redução do absentismo e do abandono escolar precoce e melhoria do sucesso escolar. Em suma, catapulta o envolvimento dos alunos com o Projeto Educativo da EPRM!
Procuramos, incessantemente, proporcionar experiências “open mind” e criar condições para que os jovens consigam “pensar fora da caixa” e levá-los a “sair da sua zona de conforto”. É disto que Portugal precisa!