INOVAÇÃO, MODERNIDADE – MUNIQUE

“A vida é o que fazemos dela.

As viagens são os viajantes.

O que vemos não é o que vemos, senão o que somos.”

Fernando Pessoa

Inovação, modernidade e motivação são palavras-chave para alcançarmos o enriquecimento educativo, cultural e profissional dos nossos alunos. Nesta linha de orientação, no passado dia 29 de março, mais uma etapa da turma 12ºB, do curso de Eletrónica, Automação e Instrumentação foi alcançada com muito sucesso, culminando na Visita de estudo a Munique, mais precisamente, ao Campo de Concentração de Dachau; à Fábrica e Museu da BMW e à Fábrica da Siemens situada na bela cidade de Nuremberga.

Este projeto foi delineado há um ano atrás, alunos e professores organizaram várias atividades com o objetivo de angariarem fundos para a concretização do tão almejado projeto. Várias atividades foram realizadas, nomeadamente, uma Prova de BTT, venda de bolos, rifas e um Passeio de Motorizadas, todas estas iniciativas foram muito bem-sucedidas e contaram com o apoio incondicional dos Encarregados de Educação dos alunos, bem como de algumas empresas que colaboraram com patrocínios.

Logo no primeiro dia, o grupo visitou o Campo de Concentração de Dachau, que foi o primeiro campo de concentração nazi criado na Alemanha, na entrada principal do Campo de Concentração, encontramos o famoso escrito: “Arbeit Macht Frei” (O trabalho liberta)! Dachau, como todos os campos de concentração, tem uma história triste. Inicialmente, Dachau só era usado para prender prisioneiros políticos, mas com o passar dos anos, os judeus perseguidos também eram trazidos pra cá. Dachau serviu de modelo para todos os outros campos de concentração que surgiram de norte a sul da Alemanha. Esta foi a manhã mais estranha da viagem, permitiu ver de perto uma parte triste da história da Alemanha e levou à reflexão sobre a brutalidade  que ainda acontece hoje em dia.

O segundo dia levou-nos em direção ao Englicher Garten, um espaço maravilhoso para passear e até para fazer surf, na bela e improvável “onda”. Em seguida aguardava-nos a imponente Fábrica e Museu da BMW, em forma de quatro cilindros. Sem antes passarmos pelo vistoso estádio Allianz Arena para a fotografia da “praxe” e seguimos para o Museu da BMW onde nos foi apresentada a história da marca, assim como a sua evolução, quer na área dos automóveis, quer na área dos motociclos. Seguidamente, dirigimo-nos à fábrica, onde acompanhámos toda a linha de montagem, contactando com a tecnologia da última geração, no fim da visita, além de querermos um carro da marca, queríamos também um emprego nesta grandiosa estrutura.

O terceiro dia começou bastante cedo, em direção à cidade de Furth para a visita à Fábrica Siemens, que nos recebeu muito bem, um português que nos ensinou que é possível voar alto se formos ambiciosos, competentes e audazes.

No período da tarde o grupo visitou a cidade de Nuremberga que se destacou em todo o mundo por ter sido um dos principais locais usado para os vários comícios feitos pelo Partido Nazi e ficou mais conhecida ainda após a Segunda Guerra Mundial, quando aconteceu o famoso julgamento de Nuremberga. O julgamento que levou quase 1 ano pra terminar, condenou vários oficiais por crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

Por último, já com as malas prontas para o regresso, aguardava-nos Munique, a bela capital do estado federal da Baviera, fundada em 1158.  Todo o seu recorte, arquitetura e cultura tornam-se indiscutíveis.

Escola Profissional de Rio Maior à vista, na bagagem trouxemos novos horizontes, novas perspetivas de olharmos o mundo à nossa volta, novas culturas e novas formas de estar e de saber.

Scroll to Top
×