Acesso ao ensino superior para candidatos do Profissional, simplificado por exame regional.
O acesso ao ensino superior para estudantes dos ensinos Profissional e Artístico Especializado tem novas especificidades. Foi aprovado em Conselho de Ministros e publicado o Decreto-Lei 11/2020 de 02-04-2020, a criação de uma nova via de ingresso ao ensino superior para os alunos do ensino profissional.
Os candidatos farão apenas um exame de acesso ao ensino superior, com o objetivo de avaliar conhecimentos e competências indispensáveis ao ingresso e progressão do ciclo de estudos.
No total serão 14 provas elaboradas por consórcios regionais com o objetivo de avaliar conhecimentos em 14 áreas científicas diferenciadas, correspondentes à organização da oferta formativa de Ensino Superior.
Neste momento existem dois consórcios formalizados. No Norte, que integra os Politécnicos do Porto, Bragança, Viana do castelo, Cávado e Ave. No Sul, integra os Politécnicos de Santarém, Portalegre, Beja, Setúbal, Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, Escola Náutica Infante D. Henrique e a Universidade do Algarve. Prevê-se a criação de um terceiro consórcio na região centro estando, de momento, várias universidades interessadas na adesão a este regime de acesso.
A realização destes exames regionais permitem ao candidato fazer uma única candidatura a todas as universidades e politécnicos da região que abram vagas para este novo concurso, até ao limite de três cursos diferentes.
Citando Pedro Dominguinhos, presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), “faz pouco sentido os estudantes andarem a fazer provas em todas as instituições a que querem concorrer”. Assim, o aluno faz um único exame que lhe dará acesso à escolha de 3 cursos lecionados numa universidade aderente a este regime.
De acordo com informação avançada pelo Secretário de Estado do Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, estes exames deverão acontecer em setembro próximo, sendo assim possível, a realização do concurso antes do início do ano letivo 2020/2021, agendado para outubro.
Poderás consultar a proposta de regulamentação desta modalidade de acesso ao ensino superior pela DGES aqui.