Escola Profissional de Rio Maior ganha Prémio de Ideia Mais Inovadora
O profeto IF – Inteligent Flow foi distinguido no concurso EmpreEscola, promovido pelo NERSANT, o Núcleo Empresarial da Região de Santarém.
O referido projeto foi desenvolvido pelos alunos Eusébio Almeida e João Rodrigues do Curso Profissional de Eletrónica, Automação e Instrumentação e pelos alunos João Silva e Rodrigo Feitor do Curso Profissional de Manutenção Industrial / Eletromecânica e acompanhado pelos Professores / formadores Maria João Maia, Anabela Figueiredo e Cristóvão Oliveira.
Entre 57 projetos de 16 escolas, o IF – Inteligent Flow foi galardoado com o Prémio de Ideia mais Inovadora, composto por 750€ e web-cam’s para todos os elementos ligados ao Projeto.
Na perspetiva da EPRM, estes resultados são de capital importância, pois são o coroar do esforço permanente em prol da credibilização da Escola Profissional de Rio Maior e a afirmação de que o Ensino Profissional é um alternativa credível ao nível da formação de jovens, desde que levado com rigor, responsabilidade e preocupação centrada na qualidade da formação oferecida aos alunos.
Na Escola, os ganhos com projetos deste tipo são incomensuráveis, pela dinâmica que criam e pelo reforço da motivação, da autoconfiança e da autoestima que provocam em toda a comunidade escolar. Constatamos reflexos notáveis ao nível da redução do absentismo e do abandono escolar precoce e melhoria do sucesso escolar. Em suma, catapulta o envolvimento dos alunos com o Projeto Educativo da EPRM!
Procuramos, incessantemente, proporcionar experiências “open mind” e criar condições para que os jovens consigam “pensar fora da caixa” e levá-los a “sair da sua zona de conforto”.
O que é a IF – Inteligent Flow?
O projeto IF – Inteligent Flow pretende responder a um dos graves problemas dos nossos dias, o consumo desmedido de água, bem como o desperdício.
A quantidade de água potável disponível a nível mundial é pequena e as sucessivas campanhas, apelando à poupança de água, não têm surtido o efeito desejado.
Assim, surgiu, na EPRM, a ideia de criar um mecanismo que permita poupar água durante o processo de obtenção de água quente.
O IF – Inteligent Flow possibilita a obtenção de água à temperatura desejada, sem que seja necessário desperdiçar água.
Através da utilização de sondas de temperatura, que informam a temperatura a que a mesma se encontra, consegue fazer-se um equilíbrio de temperaturas da mistura de águas com diferentes temperaturas, sendo a programação do sistema é intuitiva e fácil, recorrendo a um ecrã tátil, onde o utilizador só define a temperatura desejada, bem como a pressão da água.