Trinta e nove alunos, dos quatro cursos finalistas da EPRM e sete elementos do Staff em Mobilidade em três países da Europa.
A Escola Profissional de Rio Maior, através da candidatura realizada ao Programa ERASMUS+, conseguiu ver aprovadas trinta e nove mobilidades para alunos e sete para elementos do Staff. Através do envolvimento neste tipo de programas, a EPRM procura promover o desenvolvimento de competências profissionais através do contacto com novas realidades e metodologias de trabalho a nível internacional, partilha de conhecimentos, novas práticas e novos métodos de trabalho, mas tem também como objetivo o incremento de competências sociais e emocionais, soft skills, competências estas que o mercado de trabalho procura e valoriza cada vez mais.
Dentro deste propósito, trinta e nove alunos e sete elementos do Staff partiram, no passado dia vinte e um de maio, para quatro destinos diferentes.
Neste momento em Taline, capital da Estónia, estão quatro alunos do curso de Eletrónica, Automação e Instrumentação e dois elementos do Staff em formação na Tallinna Polutehnikum.
Em Málaga, no sul de Espanha, estão catorze alunos dos cursos de Turismo Ambiental e Rural e de Eletrónica, Automação e Instrumentação e dois elementos do Staff em formação no IES Campanillas.
O grupo que está em Don Benito, Espanha, é constituído por oito alunos dos cursos de Transportes, Turismo Ambiental e Rural e Manutenção Industrial/Eletromecânica e dois elementos do Staff que partilham experiências e novos hábitos de trabalho no IES Donoso Cortes.
Em Itália estão treze alunos dos cursos de Turismo Ambiental e Rural, Manutenção Industrial/Eletromecânica e de Transportes. Este grupo está em Foligno, na região de Perugia.
Neste momento todos os trinta alunos realizaram as entrevistas e conheceram os seus locais de estágio para as próximas nove semanas. Durante este período, estes alunos finalistas vão realizar o seu estágio de final de curso, aprender novas técnicas de trabalho, desenvolver competências linguísticas, partilhar o seu dia-a-dia com os colegas na mesma casa, desenvolvendo assim também competências pessoais.
Os elementos de Staff que estão a participar em mobilidades de duas semanas, além de acompanharem os alunos estão também a dar cumprimento a um plano de formação com vista a partilha de boas práticas num espírito de melhoria contínua e internacionalização de saberes.
Estas mobilidades, todas elas no âmbito do Programa ERASMUS+, realizam-se em parceria com escolas de outros países.
A título de exemplo, neste momento estão a estagiar em Rio Maior, em entidades parceiras da EPRM, dois alunos da Tallinna Polutehnikum (escola de Taline, Estónia) e um do IES Donoso Cortes (escola de Don Benito, Espanha). Dentro de um mês, mais um aluno de cada uma destas instituições virão realizar o seu estágio em Rio Maior, depois de, em finais de 2015, já duas alunas estónias terem feito o mesmo.