EPRM NO CONCURSO DE CIÊNCIA MUNDIAL INESPO 2014

EPRM no Concurso de Ciência Mundial INESPO 2014

A equipa responsável pelo desenvolvimento do Projeto SmartKit aquando da sua participação na 25ª Final Europeia de Ciência EUCYS 2013 – European Union Contest for Young Scientists, em setembro de 2013, que decorreu em Praga na República Checa, onde alcançou o Prémio de Originalidade (Prize for Originality) da European Patent Office (EPO – Munique), foi convidada a participar no Concurso de Ciência Mundial INESPO 2014, que decorreu de 1 a 6 do corrente mês de Junho na Holanda em Haia, dada a qualidade do nosso projeto. Nesta competição alcançámos o terceiro lugar exaequo, medalha de bronze. Tivemos ainda direito a uma menção honrosa e medalhas de participação.

A participar no concurso estavam 146 projetos envolvendo cerca de 300 jovens vindos dos cinco continentes, de 45 países diferentes, tais como, EUA, África do Sul, Brasil, Austrália, Coreia do Sul, China, Japão, Alemanha, Rússia, Turquia, Azerbaijão, Paquistão, Ucrânia, Irão, entre outros.

O SmartKit é um equipamento inovador de prescrição de medicação automática. No fundo, é uma caixa de medicamentos inteligente que auxilia o paciente no processo diário de tomada de medicação, permitindo que este processo se efetue com autonomia e segurança. Possui 6 compartimentos diários programáveis por um período semanal.

A participação neste tipo de competições reveste-se da maior importância a todos os níveis não só para os envolvidos diretamente mas, também, para toda a comunidade escolar que acabam por se rever nos mesmos e colher os seus “dividendos”. Não menos importante a imagem da escola acaba por sair reforçada aumentando assim a sua notoriedade junto dos seus vários públicos. A imagem da região, das escolas profissionais e do país também saem reforçadas pois normalmente não há outras equipas a representar Portugal e as nossas prestações são sempre muito valorizadas, premiadas e enaltecidas. A prova é que cada vez que concorremos somos convidados a participar noutras competições. Neste caso fomos convidados a participar numa mostra científica a realizar no Brasil em outubro próximo em Nova Hamburgo, Rio Grande do Sul, na MOSTRATEC 2014 onde competem cerca de 400 projetos oriundos de todos os estados do Brasil e do resto do Mundo.

Estas competições, permitem ainda aos que nelas participam ter acesso aos últimos desenvolvimentos a nível de ciência e tecnologia postos em prática por jovens cientistas que poderão ser os cientistas do futuro, agentes importantes de mudança contribuindo dessa forma para a evolução e desenvolvimento, responsável e sustentado do planeta pelo qual somos todos responsáveis

A quantidade de jovens que querem participar nestes projetos aumenta todos os anos e já estamos a terminar o terceiro ano de projetos com um total de 5 projetos, todos premiados em vários concursos.

Estes projetos são extracurriculares e são realizados fora do tempo letivo, obrigando alunos e professores que apoiam os mesmos a trabalharem fora das horas de trabalho letivo, férias e fins-de-semana a custo zero e por “pura carolice”.

*
Scroll to Top
×