EPRM ACOLHEU VISITA TÉCNICA DE PROFESSORES DE AFYON (TURQUIA)
Enquanto entidade empenhada na formação e no desenvolvimento profissional de jovens, a EPRM tem desenvolvido ao longo dos anos um esforço considerável na manutenção e no ajustamento da sua oferta formativa face às necessidades sentidas pelo território e pelo seu mercado de trabalho e emprego.
A par das práticas de formação, têm sido vários os esforços desenvolvidos na promoção do sucesso educativo e na prevenção do abandono escolar precoce, prioridades naturais no contexto educativo nacional, quer através do recurso a instrumentos de apoio e acompanhamento de jovens com necessidades educativas especiais, que pela via da formação de professores em áreas ligadas à adoção de novas estratégias de ensino e formação.
Neste contexto, foi com agrado que a EPRM acolheu uma nova proposta de trabalho na área das práticas de apoio pedagógico a alunos com Necessidades Educativas Especiais, desta vez por parte da Afyonkarahisar Mesleki ve Teknik Anadolu Lisesi (Afyon, Turquia).
Através desta visita de caráter técnico, integralmente dedicada ao contacto com as práticas de adaptação de jovens com dificuldades de aprendizagem, integrados no ensino vocacional, assegurou-se a mobilidade de um grupo multidisciplinar composto por 11 professore(a)s, provenientes de 4 escolas da região de Afyonkarahisar.
O acolhimento do grupo decorreu entre 18 e 25 de Abril de 2015 e envolveu o contacto com a realidade e a cultura nacional, a visita aos agrupamentos escolares de Rio Maior e à Escola de Serviços e Comércio do Oeste (ESCO), habitual parceira da EPRM nestas andanças e que que regista neste domínio um conjunto de estratégias muito interessantes ao nível das práticas de intervenção, produção e acompanhamento de Planos Educativos Individuais (PEI) para alunos integrados no ensino profissional.
Da avaliação realizada, salienta-se a valorização do trabalho desenvolvido pelos professores portugueses, o ajustamento progressivo das componentes de apoio educativo nas várias escolas e o interesse generalizado na promoção de futuros projetos nas áreas da formação de professores e da motivação, empreendedorismo e empregabilidade dos jovens diplomados.