EPRM – 1.º PRÉMIO DO CONCURSO CIÊNCIA NA ESCOLA – FUNDAÇÃO ILÍDIO PINHO

“IF – Intelligent Flow” distinguido com o 1º Prémio no concurso “Ciência na Escola”, promovido pela Fundação Ilídio Pinho

Prémio de 20.000 € atribuído ao projeto “IF – Intelligent Flow “
O projeto “IF – Intelligent Flow” foi distinguido, pela Fundação Ilídio Pinho, com o 1º prémio, no valor de 20.000€, referente ao 4º escalão – ensino secundário na 11.ª edição do concurso Ciência na Escola, edição 2014. O prémio foi entregue, na passada 6.ª feira, no Parque de Exposições de Aveiro pelo Primeiro-Ministro, Dr. Pedro Passos Coelho, pelo Ministro da Educação e Ciência, Dr. Nuno Crato e pelo Presidente da Fundação Ilídio Pinho, Eng.º Ilídio Pinho.

O projeto IF – Intelligent Flow
Numa sociedade constantemente preocupada com os recursos ambientais e com a forma de os tornar mais sustentáveis, a EPRM decidiu criar um mecanismo que de alguma forma pudesse contribuir para um futuro melhor.
Neste contexto surgiu a ideia de criar um mecanismo que permita poupar água durante o processo de obtenção de água quente, através da abertura e fecho de entradas de água até que se obtenha a temperatura desejada!
O IF permite que seja obtida água à temperatura desejada, sem que seja necessário desperdiçar água nem combustíveis para o fazer. Através da utilização de sondas de temperatura, que informam a temperatura a que a mesma se encontra, consegue-se fazer um equilíbrio de temperaturas através da mistura de águas com diferentes temperaturas, sendo a programação do sistema intuitiva e fácil, através de um ecrã tátil onde o utilizador só define a temperatura desejada e a pressão.

Equipa vencedora
A equipa de projeto foi constituída pelos alunos Eusébio Almeida e João Rodrigues. A coordenação global do projeto esteve a cargo dos professores Anabela Figueiredo, Cristóvão Oliveira e Maria João Maia.
O apoio do Fablab EDP foi fundamental na construção do protótipo
Mostra final
A mostra final do concurso Ciência na Escola, este ano subordinado ao tema “Ciência e tecnologia para a rentabilização dos recursos naturais”, decorreu nos dias 25 e 26 de setembro de 2014 em Aveiro.
A EPRM conquistou um prémio de 20.000 euros e os alunos, durante esses dias, acompanhados pelos professores, tiveram a oportunidade de dar a conhecer a todos os visitantes os projetos IF – Intelligent Flow e HotRoad, que também foi selecionado para desenvolvimento e distinguido com 500€. Esta distinção foi entregue pelo Sr. Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que presidiu à sessão.
Mais uma vez a qualidade, o trabalho, a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor dos nossos alunos foi premiado e valorizado.
Satisfação do Diretor Pedagógico
O Diretor Pedagógico da EPRM, Luciano Vitorino, manifestou grande satisfação por mais este prémio, no qual vê o reconhecimento do trabalho desenvolvido por todos os envolvidos no concurso “Ciência na Escola”, tendo destacado a importância que estes projetos têm ao nível das soft skills e na formação integral dos alunos, em especial no que se refere à aplicação de conhecimentos adquiridos. Permite, ainda, a aquisição de competências e experiências, no âmbito do saber ser e saber estar que os vão ajudar para o resto das suas vidas, tais como, autoconfiança, capacidade de organização, sentido de responsabilidade e capacidade de trabalhar em equipa, entre outros.
Na perspetiva da Escola Profissional de Rio Maior, a participação em eventos desta natureza são de capital importância pois são o coroar do esforço permanente em prol da credibilização da escola e a afirmação de que o Ensino Profissional é uma alternativa credível ao nível da formação de jovens, desde que levado com rigor, responsabilidade e preocupação centrada na qualidade da formação oferecida aos alunos.
É claro que destas iniciativas nos dão uma grande visibilidade e notoriedade junto da comunidade, junto dos organismos/entidades oficiais e junto das empresas.
Na Escola, os ganhos com projetos deste tipo são incomensuráveis, pela dinâmica que criam e pelo reforço da motivação, da autoconfiança e da autoestima que provocam em toda a comunidade escolar. Constatamos reflexos notáveis ao nível da redução do absentismo e do abandono escolar precoce e melhoria do sucesso escolar. Em suma, catapulta o envolvimento dos alunos com o Projeto Educativo da EPRM!
Procuramos, incessantemente, proporcionar experiências “open mind” e criar condições para que os jovens consigam “pensar fora da caixa” e levá-los a “sair da sua zona de conforto”. É disto que Portugal precisa!

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