EMO MILÃO – VISITA DE ESTUDO

…per l’Italia

Consciente da importância que as feiras internacionais e o contacto com empresas de referência assumem na formação profissional dos seus alunos, a Escola Profissional de Rio Maior continua a apostar nas visitas de estudo internacionais como forma de complementar os planos curriculares dos diversos cursos profissionais. 

Além das visitas às feiras internacionais, os programas das viagens contemplam também uma componente cultural, integrando visitas a zonas turísticas e históricas das cidades.

Na opinião dos alunos, estas visitas são uma oportunidade única de estarem em contacto com empresas de referência no mundo empresarial internacional e de enriquecerem a sua formação profissional e pessoal.

Segundo os diretores de curso e os responsáveis pela organização das visitas, estas são, sem dúvida, uma mais-valia e uma oportunidade única para os alunos desenvolverem as tão indispensáveis “soft skills”.

Desta vez, os cursos de Manutenção Industrial / Eletromecânica (12ºA e 11ºA) abraçaram o projeto «EMO – MILANO 2015», que visou a visita à Feira Internacional Fieramilano, assim como, a visita ao Museu Ferrari em Maranello e ainda a visita às cidades de Verona e Veneza. Para a concretização do projeto, alunos, encarregados de educação e professores envolveram-se em diversas atividades para angariação de fundos, de modo a aliviar os custos suportados, além de promover também o fomento das relações interpessoais.

Às 03:00 horas do dia 7 de outubro de 2015, alunos, professores e um gerente da Escola Profissional de Rio Maior, rumaram ao aeroporto de Lisboa para iniciar a visita de estudo de cinco dias por terras italianas.

O primeiro dia foi dedicado exclusivamente à Fieramilano, onde os alunos puderam contactar com empresas internacionais de renome associadas à sua área de estudo que exibiam máquinas e ferramentas de forma e corte de metal, de solda, robôs, mecatrónica, tecnologia de fabrico de aditivos, metrologia, hardware software de automação, entre outros. Este contacto possibilitou aos alunos a procura e consolidação de ideias/soluções para o seu projeto final de curso, designado de PAP.

No segundo dia foi realizada a visita à cidade de Milão onde os participantes visitaram os pontos turísticos mais conhecidos, como a igreja de Santa Maria delle Grazie, o Cemitério Monumental, o Palazzo e a Villa Reale, o Castelo Sforza, Galeria Vittorio Emanuele, entre outros. Seguiu-se para Piacenza, uma pequena cidade muito bonita e cultural e, o terceiro dia foi o que deliciou os cerca de trinta e cinco rapazes e duas raparigas, que com muita adrenalina visitaram em Maranello, o famoso Museu Ferrari, onde se podem encontrar das mais belas “obras de arte” que a indústria automóvel já produziu, desde os modelos de linhas exclusivas da mão de Pinifarina até aos famosos motores V12 do modelo 250 GTO.

A tarde foi dedicada à disciplina de Inglês e ao “Amor”. A visita à cidade de Verona e o pôr-do-sol refletido nas casas dos mais famosos enamorados da história da literatura universal, Romeo e Juliet, de Shakespeare foi uma experiência muito gratificante.

O projeto culminou com a visita à mágica cidade de Veneza onde todos puderam usufruir da magia que a Piazza San Marco nos transmite, assim como, o romantismo associado ao passeio nas gôndolas pelos famosos e labirínticos canais venezianos.

Apesar do cansaço visível no rosto de cada um dos participantes, o espelho da satisfação e sensação de dever cumprido era ainda mais evidente quando, às 19h e 50m o avião aterrou na cidade de Lisboa. 

Scroll to Top
×