Um concurso de ideias para jovens dos 14 aos 17 anos e um laboratório criativo onde estes podem apresentar, em competição, uma ideia para defender o ambiente e a sustentabilidade do Planeta.
Neste concurso o Projeto IF-Intelligent Flow arrecadou o 2º lugar tendo alcançado os seguintes prémios: Bilhete para festival Super Bock Super Rock, IPAD MINI, Conjunto Faber Castle e Inscrição em Campo de Férias Ambiental de Verão.
O projeto IF – Intelligent Flow
Numa sociedade constantemente preocupada com os recursos ambientais e com a forma de os tornar mais sustentáveis, a EPRM decidiu criar um mecanismo que de alguma forma pudesse contribuir para um futuro melhor.
Neste contexto surgiu a ideia de criar um mecanismo que permita poupar água durante o processo de obtenção de água quente, através da abertura e fecho de entradas de água até que se obtenha a temperatura desejada!
O IF permite que seja obtida água à temperatura desejada, sem que seja necessário desperdiçar água nem combustíveis para o fazer. Através da utilização de sondas de temperatura, que informam a temperatura a que a mesma se encontra, consegue-se fazer um equilíbrio de temperaturas através da mistura de águas com diferentes temperaturas, sendo a programação do sistema intuitiva e fácil, através de um ecrã tátil onde o utilizador só define a temperatura desejada e a pressão.
É claro que destas iniciativas nos dão uma grande visibilidade e notoriedade junto da comunidade, junto dos organismos/entidades oficiais e junto das empresas.
Na Escola, os ganhos com projetos deste tipo são incomensuráveis, pela dinâmica que criam e pelo reforço da motivação, da autoconfiança e da autoestima que provocam em toda a comunidade escolar. Constatamos reflexos notáveis ao nível da redução do absentismo e do abandono escolar precoce e melhoria do sucesso escolar. Em suma, catapulta o envolvimento dos alunos com o Projeto Educativo da EPRM!
Procuramos, incessantemente, proporcionar experiências “open mind” e criar condições para que os jovens consigam “pensar fora da caixa” e levá-los a “sair da sua zona de conforto”. É disto que Portugal precisa!