Na passada sexta-feira, 19 de julho, a EPRM fez-se representar com uma equipa composta por 3 alunos finalistas do Curso Profissional de Técnico de Instalações Elétricas, Diogo Ferraria, Daniel Simões e Joel Chaves e um professor, Cristóvão Oliveira, no concurso FabLab Challenge, promovido pela EDP.
O concurso consistiu em, previamente, utilizar os laboratórios FabLab da EDP para a construção de peças para a construção de um protótipo relacionado com energias renováveis, energia e sustentabilidade energética e ambiental.
Naquele laboratório, os alunos da EPRM puderam utilizar recursos como impressoras 3D, máquina de corte e gravação a Iaser e CNC de alta precisão para a elaboração do seu protótipo: SIPI ->Sistema de Iluminação Pública Inteligente
0 protótipo desenvolvido consiste numa Iuminária para candeeiros públicos nas avenidas. Essa Iuminária tem como particularidade o nível de iluminação ir variando à medida que anoitece. Quando não existe a presença de pessoas, a Iuminária mantém apenas uma iluminação mínima residente com o objetivo de poupança energética.
0 protótipo da Iuminária foi desenhado em software CAD 3D e posteriormente impresso em 3D em material ABS. A placa eletrónica, foi desenhada em software específico para PCB (KíCAD) e posteriormente foi criado código Gerber para a placa poder ser construída na máquina CNC. 0 “cérebro” da Iuminária foi programado em linguagem C.
A participação e o bom desempenho dos alunos deu-lhes o primeiro prémio no concurso. TaI facto possibilita aos 3 alunos a realização de estágios profissionais de nove meses na EDP, com inicio previsto para setembro próximo.
Este concurso é apenas uma evidencia de que a EPRM procura diferenciar-se pela busca incessante de soluções de promoção da empregabilidade para os seus alunos, após a conclusão de 12º ano (nível IV)