22º ANIVERSÁRIO DA EPRM E DIA DO DIPLOMA

A Escola Profissional de Rio Maior (EPRM) comemorou, no passado dia 21 de Outubro, o seu 22.º aniversário e, conjuntamente, o Dia do Diploma.

No ano em que a EPRM celebra o seu 22.º aniversário, regista a sua maior população escolar de sempre. Isso ficou bem evidente na cerimónia, realizada no Cineteatro Municipal, completamente lotado.

Numa sessão presidida pela Sr.ª Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior e, também, presidente da Assembleia Geral da Escola e pelo representante da Direção Geral de Educação, Dr. Vítor Figueiredo, o programa iniciou-se com a intervenção de boas vindas, feita pelo Diretor Pedagógico, Luciano Vitorino.

O Diretor Pedagógico da EPRM, Luciano Vitorino, abriu a sessão agradecendo aos alunos do 1.º ano a opção pela EPRM, “fizeram uma escolha de sucesso, ingressando numa escola de sucesso. A EPRM ajudar-vos-á a preparar o vosso caminho do futuro. Aos alunos que continuam desejo-vos sucesso escolar para o ano letivo que ainda agora começou, sejam perseverantes e determinados e resistam às adversidades que irão aparecer”, afirmou.

Seguidamente, Luciano Vitorino, dirigiu-se aos alunos que em junho passado terminaram a sua formação na EPRM, alcançando uma qualificação nível 4, “agradeço-vos sinceramente por há 3 anos atrás terem depositado nas mãos da EPRM a tarefa de vos ajudar a construir o vosso caminho do futuro. Agora para onde forem, seja no mercado de trabalho, seja prosseguindo estudos no ensino superior peço-vos que sejam verdadeiros outdoors da Escola Profissional de Rio Maior, defendendo sempre o seu nome. Espero que sirvam também de exemplo, de modelo para os que ficam”, asseverou.

O Diretor da EPRM enalteceu ainda os vários projetos da EPRM distinguidos quer a nível nacional, quer internacional, como por exemplo o projetos SmartKit, IF – Inteligent Flow e HotRoad, para além dos estágios internacionais, visitas de estudo internacionais entre outras iniciativas. É que graças a toda esta dinâmica, a EPRM diferencia-se face à concorrência, fazendo formação integral do individuo, somando as soft skills à educação formal, algo que o mercado muito valoriza.

Graças aos sucessos alcançados, a EPRM tem conseguido convencer alunos, pais, empresários e, em geral, a comunidade, de que a via profissionalizante não é para os menos capazes, não é para os menos inteligentes, não é para os enjeitados de um sistema educativo que tantas vezes promove a ilusão do saber em vez do saber fazer e do saber ser. Quer isto dizer que o ensino profissional evoluiu muito nos últimos anos e é hoje em dia um ensino de primeira escolha em paralelo com o ensino regular.

A finalizar, Luciano Vitorino agradeceu a todos os colaboradores da EPRM, desejando que consigam encontrar energia, motivação e alento para que a escola leve a bom porto este ano letivo. E rematou: “somos como uma orquestra que depende do melhor desempenho de todos os elementos”. Segundo Luciano Vitorino, este é o mote para que a EPRM permaneça na vanguarda do Ensino Profissional.

Após a visualização de um vídeo com os momentos mais marcantes do último ano letivo foram entregues os diplomas aos alunos que obtiveram a sua qualificação nível IV.

Quanto aos Prémios de Mérito, que desde 2011 não eram distribuídos a nível nacional, voltaram à EPRM graças a uma “política de parcerias”, segundo explicou Luciano Vitorino que salientou ainda que a distribuição dos 2.350 euros “são fruto da generosidade e da responsabilidade social dos nossos parceiros”. Este montante foi distribuído pelos seis alunos finalistas que mais se distinguiram nos últimos três anos letivos, o ciclo de formação 2011/2014.

As quatro empresas parceiras que financiaram a atribuição dos Prémios de Mérito foram a Fravizel, a Rodoviário do Tejo, a Talenter e a Vulcano, e os alunos vencedores foram: em 3.º Miguel Sabino que arrecadou um prémio de 100 euros, em 2.º ficou Pedro Santos que recebeu 250 euros e em 1.º ficou Hugo Luís, considerado o melhor aluno da EPRM no ano transato e que arrecadou um prémio de 500 euros.

Oferta da Rodoviária do Tejo, foram igualmente atribuídos os Prémios Fernando Rosas aos alunos do Curso Técnico de Transportes, tendo o 3.º prémio de 250 euros ido para Aulisa Silva, o 2.º de 500 euros para Pedro Costa, e o 1.º de 750 euros para Carlos Nogueira.

Seguiu-se um dos momentos altos desta sessão e sem dúvida o mais sentido quando a direção da EPRM, na pessoa do seu Presidente do Conselho de Gerência, Lopes Candoso, prestou uma singela homenagem ao Eng.º José Oliveira que cessou funções neste estabelecimento de ensino, sendo aplaudido de pé por toda a comunidade escolar ali presente.

Nesta sessão usaram ainda da palavra o representante da Direção Geral de Educação, Vítor Figueiredo, e a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais.

Vítor Figueiredo começou por referenciar que a “EPRM é uma escola de excelência”. O representante da Direção Geral de Educação frisou também que “através dos projetos desenvolvidos a escola já mostrou que é capaz de criar e inovar”, aconselhando os alunos a não se acomodarem, “procurem sempre fazer mais e melhor, sejam mais ambiciosos e verão que podem ir mais longe ”, destacou.

Coube à Sr.ª Presidente da Câmara de Rio Maior encerrar a sessão, tendo Isaura Morais começando por afirmar ser “com muita honra e gosto que tomo parte nesta cerimónia onde atribuímos os diplomas que certificam capacidades adquiridas pelos alunos que terminaram os seus cursos do ano letivo 2013/2014. É também com muita satisfação que vejo esta etapa da vossa formação profissional concluída com a certeza que o conseguiram com o vosso mérito, aplicação e empenho, mas também com o contributo de uma escola cuja formação é reconhecida de excelência”.

Prosseguindo, frisou: “Gostava de agradecer aos órgãos de gestão, ao corpo docente, aos funcionários e aos alunos o seu contributo diário para que esta escola continue a ser uma referência, na formação profissional, na região, no país e na Europa.

A finalizar, Isaura Morais, realçou: “Como Presidente da Câmara gostava de vos assegurar que em Rio Maior continuaremos sempre a apostar na educação, pois consideramos ser o pilar de desenvolvimento, garante de uma melhor qualidade de vida para todos”.

No final da sessão, de regresso às instalações da EPRM, cantaram-se os parabéns aos 22 anos da Escola Profissional de Rio Maior e apagaram-se as velas no enorme bolo que assinalava o momento.

Scroll to Top
×